Na Força Aérea Brasileira (FAB), as ações alusivas à Campanha Outubro Rosa foram intensas. Diversas Organizações Militares realizaram atividades voltadas exclusivamente ao público feminino, visto que o objetivo é alertar para os cuidados e prevenções ao câncer de mama. O Outubro Rosa é um movimento internacional, criado em 1990, de conscientização para o controle do câncer de mama. É celebrado anualmente para o compartilhamento de informações sobre a doença, proporcionando assim maior acesso aos serviços diagnósticos e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

Ações no HFAB

No Hospital da Força Aérea de Brasília (HFAB), as pacientes receberam informações gerais sobre a campanha e todo cuidado necessário, por meio de conteúdo informativo disponibilizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e pela Biblioteca Virtual em Saúde.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i21101511443405961O câncer de mama é o segundo câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, mas um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Contudo, muitas pessoas evitam o assunto e atrasam o diagnóstico, por medo ou desinformação. A informação ajuda a salvar vidas, e por isso elaboramos as principais perguntas sobre o tema para orientar mulheres e homens a respeito da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.

É uma doença que resulta da multiplicação de células anormais da mama, formando um tumor que pode invadir outros órgãos. Existem vários tipos e subtipos de câncer de mama, porém a maioria deles tem boa resposta ao tratamento, principalmente se detectado e tratado no início.

i21101511442703190Palestras e exames no HFASP

Para marcar o mês alusivo à prevenção do câncer de mama, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) foi decorado com o tema, distribuiu fitas e máscaras rosas e elaborou vídeos informativos para a sala de espera, como forma de conscientizar os beneficiários do hospital e engajar o seu efetivo nessa causa.

Na Seção de Imaginologia do HFASP, chefiada pela Capitão Médica Rosilene Russano de Paiva, foi realizado um evento no Centro de Diagnóstico por Imagens, com a presença das funcionárias do serviço de limpeza que, durante o mês, realizaram o exame de mamografia no HFASP. A Encarregada da empresa de limpeza, Maria dos Santos Silva, comentou sobre a iniciativa do HFASP. “Todo ano a equipe da limpeza fica muito feliz em ter a oportunidade de fazer a mamografia, pois sabemos da importância desse exame para a mulher nessa idade”, disse.

i21101511444701594

A Capitão Médica Aline Bortolotto Di Pace, Chefe da Seção de Ginecologia e Obstetrícia, palestrou sobre as medidas preventivas para o câncer de mama, como alimentação saudável, prática de atividade física e exames de mamografia que devem ser realizados anualmente a partir dos 40 anos.

Além disso, o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) do HFASP promoveu uma campanha de conscientização e orientação junto aos beneficiários do hospital. Na ocasião, foram realizadas palestras de orientação e houve a distribuição de vasos de arranjos florais, doados pela representante da Fundação Mokiti Okada, Maria Aurora da Silva Barbosa.

i21101511441306044A Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa do HFASP, Tenente-Coronel Médica Maria Isabela Bloise Alves Caldas Sawada, participou do evento e comentou sobre a importância da conscientização da mulher: “A prevenção é um cuidado que toda a mulher deve ter. Realizar o autoexame e a mamografia periodicamente são fundamentais no diagnóstico precoce do câncer de mama”, garante.

Palestras na BAAN

Foi realizado um chá da tarde para as mulheres militares e civis da Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás. O evento ocorreu em referência ao Outubro Rosa, e foram apresentadas palestras com os temas “Saúde da Mulher”, ministrada pelo Tenente Médico Leandro Henrique Ávila Silveira, e “Alimentação Saudável”, pelo nutricionista Wandercox Antônio Pinheiro de Souza. A iniciativa foi da Assessoria de Serviço Social, que ressaltou a importância de conscientizar sobre o câncer de mama e do autoexame para prevenção e diagnóstico precoce, a fim de aumentar as chances de cura da doença.

i21101511450004993

O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, fez a abertura do evento e destacou que “um momento como este é extremamente valioso, pois as convidadas terão a oportunidade de compartilhar informações relevantes sobre a prevenção e o cuidado relativo à essa doença que atinge muitas mulheres”, finaliza.

Fotos: Major Daniele e Sargento Joyce Galhardo / HFASP; ACS / BAAN

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).