No dia 15 de dezembro, as organizações militares responsáveis pelo serviço de segurança de tráfego aquaviário (SSTA) da área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval (Com2DN) iniciaram a Operação Verão 2022/2023 nos estados da Bahia e Sergipe.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

foto 1 13

Na oportunidade, as equipes de inspeção naval realizaram ação de presença e intensificaram a fiscalização em áreas de grande fluxo de embarcações, de transporte de passageiros e de prática de atividades náuticas. O foco das ações, em Salvador, foi nas praias do Porto da Barra e da Ribeira. Em Ilhéus, as inspeções se concentraram na baía de Camamu. Já em Bom Jesus da Lapa a fiscalização foi realizada nas localidades conhecidas como Barrinha e Coroa. Em Juazeiro, as inspeções ocorreram no Rio São Francisco, especialmente na divisa entre os estado da Bahia e Pernambuco. Em Sergipe, as ações foram intensificadas nas áreas de maior concentração de embarcações no estado.

Com o objetivo de conscientizar condutores e passageiros a navegar com segurança, a Operação Verão é realizada pela Marinha em todo o Brasil com a intensificação das Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).