O contratorpedeiro americano Donald Cook operando no Mar Negro foi observado por um caça a jato russo no domingo (31/01), de acordo com autoridades.
Donald Cook estava navegando no Mar Negro por pouco mais de uma semana no domingo, quando um caça russo Su-24 fez uma passagem baixa perto do navio, chegando a cerca de 100 metros da embarcação, de acordo com o comandante. Kyle Raines, porta-voz da 6ª Frota dos EUA.
A Marinha disponibilizou a filmagem de uma das passagens do Su-24 no Twitter.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
The @USNavy routinely operates in the Black Sea to reassure @NATO Allies & partners and ensure security & stability in the region.
Today, ?? #USSDonaldCook operating in international waters in the #BlackSea while a #Russian SU-24 does a low pass nearby.#PowerForPeace pic.twitter.com/6JGNZoncZb
— U.S. Naval Forces Europe-Africa/U.S. 6th Fleet (@USNavyEurope) January 31, 2021
“A proximidade desnecessária das ações do Su-24 russo eram inconsistentes com a boa pilotagem e as normas e padrões internacionais”, disse ele. “A 6ª Frota dos EUA está comprometida em manter a liberdade de movimento em águas internacionais para todas as nações do Mar Negro.”
A agência de notícias estatal russa Tass citou uma organização de defesa russa dizendo que vinha rastreando Donald Cook desde que ele entrou no Mar Negro em 23 de janeiro.
Fonte: US Navy