A Operação “Lais de Guia”, conhecida como a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) marítima, intensificou neste 22 de fevereiro as ações de patrulhamento na Baía de Guanabara, incluindo a Ilha Braço Forte e regiões adjacentes, como parte de um esforço contínuo para inibir a prática de ilícitos na região do Rio de Janeiro (RJ). Com o emprego do Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, do Aviso de Patrulha “Anequim”, além de lanchas especializadas e equipamentos de última geração, como drones e cães de faro, a operação destaca-se por sua abordagem multifacetada no combate ao crime organizado e tráfico de drogas e armas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Combate ao Crime e Fortalecimento da Segurança

foto3 oplg

No seu quarto mês de atuação, a Operação “Lais de Guia” vem se destacando pelas atividades preventivas e pelo fortalecimento das ações que desarticulam o crime organizado na região. A utilização de tecnologias avançadas e de equipes especializadas sublinha o compromisso das Forças Armadas com a manutenção da segurança e da ordem nas áreas portuárias estratégicas.

Colaboração Interagências e Comunitária

A operação também reforça a importância da colaboração interagências para alcançar os resultados desejados e prevenir atividades ilícitas. Além disso, enfatiza-se a relevância da participação comunitária na segurança pública, incentivando a população a colaborar com as autoridades por meio dos canais de DISQUE DENÚNCIA disponíveis no estado de São Paulo e no Rio de Janeiro.

Contribuição da População na Segurança

A atuação conjunta entre militares e população, por meio da troca de informações, é crucial para novas apreensões e para o sucesso contínuo da operação. As denúncias recebidas 24 horas por dia representam um papel vital na identificação e desarticulação de redes criminosas que operam na região.

DISQUE DENÚNCIA: no estado de São Paulo pelo número 181 e no Rio de Janeiro pelo número 2253-1177. As denúncias são recebidas 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Uma Frente Unida Contra o Crime

A Operação “Lais de Guia” representa um exemplo claro da determinação e capacidade do Brasil em proteger suas fronteiras marítimas e combater o crime organizado. Por meio da integração de recursos militares avançados, cooperação interagências e apoio comunitário, a operação contribui significativamente para a segurança e estabilidade na Baía de Guanabara e áreas circunvizinhas, promovendo um ambiente seguro para todos.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).