A Marinha do Brasil (MB) está realizando a Operação ASPIRANTEX-2024, uma manobra de grande envergadura que ocorre entre o Rio de Janeiro e o Ceará, incluindo visitas a diversos portos nordestinos. Esta operação, que acontece de 11 de janeiro a 02 de fevereiro, é uma iniciativa para o aprimoramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, além de servir como uma importante fase de treinamento para os Aspirantes da Escola Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Treinamento Avançado e Escolha de Carreira

Durante a fase de mar, a Operação ASPIRANTEX-2024 envolverá exercícios militares que abordam as tarefas básicas do Poder Naval nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, também conhecidas como Amazônia Azul. Os Aspirantes da Escola Naval terão a oportunidade de se familiarizar com a vida no mar e fazer escolhas significativas para suas futuras carreiras na Marinha.

Interação Comunitária e Ações Cívico-Sociais

Além do treinamento, a operação tem uma fase de porto, onde os navios estarão abertos à visitação pública, permitindo uma interação direta com a comunidade. Em Fortaleza, por exemplo, a Marinha realizará ações cívico-sociais, incluindo assistência médica e social, manutenção escolar, doações e atendimentos gratuitos a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”.

Cobertura da Imprensa e Conhecimento dos Meios Navais

Profissionais de imprensa terão a chance de participar da cobertura do evento, conhecendo de perto os principais navios da Esquadra Brasileira. Esta oportunidade permitirá que a imprensa divulgue as atividades e a capacidade operacional da Marinha do Brasil.

Meios Envolvidos na Operação

A ASPIRANTEX-2024 contará com a participação de importantes meios navais e aeronavais, incluindo o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, fragatas, uma corveta, um submarino, helicópteros e caças, além da colaboração de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

Um Fortalecimento da Marinha e Integração com a Sociedade

Esta operação não apenas fortalece o adestramento dos militares da Marinha do Brasil, mas também promove uma integração valiosa com a sociedade civil. A ASPIRANTEX-2024 é um exemplo do compromisso da Marinha com a defesa, a formação de seus futuros oficiais e a relação com a comunidade brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).