A Operação ASPIRANTEX 2024, uma iniciativa da Marinha do Brasil, representa uma oportunidade única para quatro cadetes do 4° ano, que se juntam aos aspirantes da Escola Naval, AMAN e Academia da Força Aérea Brasileira. Este exercício, dividido em fases de mar e de porto, visa não apenas incrementar o adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, mas também familiarizar os futuros oficiais com a vida no mar, um aspecto crucial de suas futuras carreiras militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivo e Estrutura da Operação

A Operação ASPIRANTEX 2024 é estruturada para proporcionar aos participantes uma experiência abrangente dos desafios e responsabilidades encontrados no ambiente naval e aéreo. A operação inclui exercícios de manobras táticas entre navios, navegação, transferência de carga no mar, operação de sistemas de bordo como radares e máquinas, além de treinamentos para situações especiais e de emergência.

Experiência Prática e Treinamento

Durante o percurso ao longo do litoral brasileiro, os cadetes terão a oportunidade de participar ativamente dos exercícios operativos, adquirindo conhecimento prático em diversas áreas essenciais. Esses treinamentos vão desde a prática de manobras táticas e navegação até o manuseio de sistemas de bordo e procedimentos em situações de emergência. Essa experiência prática é fundamental para o desenvolvimento de habilidades que serão cruciais em suas futuras carreiras nas Forças Armadas.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).