Nos últimos dois dias, a região de fronteira em Porto Murtinho vivenciou momentos de reforço na segurança e na cidadania. A Operação Ágata Oeste (Aciso), desencadeada pelo Comando Conjunto Oeste (CCjO), que engloba as Forças Armadas, foi realizada nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esta operação teve como objetivo principal apoiar os Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) na região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Agradecimento do Prefeito

imagem 2023 09 26 084239594

Nelson Cintra Ribeiro, prefeito de Porto Murtinho, expressou sua gratidão ao Contra-Almirante Iunis Távora Said pela inclusão do município na operação. Em suas palavras, o prefeito ressaltou: “Almirante Said, o momento é só de agradecimento. Nos sentimos felizes e honrados em tê-los aqui neste final de semana”.

Benefícios Diretos à Comunidade

imagem 2023 09 26 084304142

Em Porto Murtinho, localizado às margens do rio Paraguai, a população foi beneficiada com diversas ações cívico-sociais. Entre os serviços oferecidos estavam: vacinação, corte de cabelo, recreação, atendimento médico e odontológico. Além disso, houve doação de roupas no Lar dos Idosos “São Vicente de Paulo” e no Centro de Referência de Assistência Social “Maria Ester Ayub”. Palestras socioeducativas com o tema “Navegando para o futuro” também foram realizadas, beneficiando jovens aprendizes e alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Caacupê, que ainda recebeu pintura e pequenos reparos.

Ampla Coordenação e Objetivos da Operação

imagem 2023 09 26 084333089

A Operação Aciso é coordenada pelo Ministério da Defesa e envolve uma ampla gama de instituições, como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, entre outros. O principal objetivo da Operação Ágata Oeste é fortalecer a presença do Estado na região da fronteira Oeste do Brasil, por meio das Forças Armadas e dos OSPF, promovendo ações que beneficiem diretamente a população local.

Com informações da Prefeitura de Porto Murtinho

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).