Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) recém-promovidos receberam, nesta quarta-feira (25), no Espaço Força Aérea, em Brasília (DF), as respectivas platinas dos novos postos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento foi presidido pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, acompanhado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Também participaram do evento o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho e os integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica.

O Ministro da Defesa destacou a importância da promoção. “Simples e significativa, esta cerimônia é a promoção de dois Oficiais-Generais que integram o Alto-Comando da Aeronáutica e marcou, também na FAB, a promoção da Brigadeiro Carla, primeira Oficial-General da Força Aérea do seguimento feminino ”, disse.

251120WIL0069 Wilhan Campos

O Comandante da Aeronáutica parabenizou os Oficiais-Generais. “Ser escolhido para fazer parte de um colegiado de tão alto nível representa o reconhecimento da Aeronáutica pela devoção ao trabalho, excelência da qualidade, lealdade e comprometimento demonstrados ao longo de toda uma vida. Gostaria de parabenizar, também, a primeira militar do corpo feminino promovida a Oficial-General, a Brigadeiro Médica Carla Lyrio”, finalizou.

Receberam as platinas os Tenentes-Brigadeiros do Ar Hudson Costa Potiguara e Sérgio Roberto de Almeida e a Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins. “Posso afiançar nossos melhores esforços na continuidade dos serviços prestados até hoje, sabedores de nossas ainda mais elevadas responsabilidades”, disse o Tenente-Brigadeiro Potiguara que discursou representando os promovidos.

Durante a solenidade, ocorreu a imposição da comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), no grau Grã-Cruz, aos Tenentes-Brigadeiros do Ar Hudson Costa Potiguara e Sérgio Roberto de Almeida.

251120WIL0030 Wilhan Campos

OMA
Criada por meio do Decreto-lei nº 5.961, de 1º de novembro de 1943, e regulamentada pelo Decreto nº 3.446, de 4 de maio de 2000, a Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao país, ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que se tenham tornado merecedores de homenagem da Nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da Nação brasileira; e às corporações militares, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da Nação brasileira e, de modo particular, ao da Aeronáutica.

YouTube video
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).