Apresentação de Oficias estrangeiros ao Corpo de Oficiais-Alunos e à Tripulação

No dia 30 de janeiro, em cerimônia presidida pelo Subdiretor da Escuela Superior de Guerra (ESDEG) da Colômbia, Contra-Almirante Omar Yesid Moreno Oliveros, os Oficiais docentes estrangeiros, dentre eles, dois oficiais da Marinha do Brasil (MB), o Capitão de Mar e Guerra (FN) Alexandre Luiz Alves da Silva e o Capitão de Fragata (FN) Michel Melo da Silva, foram apresentados ao Corpo de Oficiais-Alunos e à Tripulação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A ESDEG é uma Instituição de Ensino Superior, do Comando-Geral das Forças Militares da Colômbia, que cumpre a missão de “formar líderes estratégicos militares e civis nacionais e internacionais para enfrentar os desafios da Segurança e Defesa Nacional, por meio de programas de educação interdisciplinar”. A instituição temcomo visão de futuro “ser uma Instituição de Ensino Superior com programas de pós-graduação credenciados, que forma líderes integrais, inovadores, geradores de conhecimento e pensamento estratégico, em Segurança e Defesa Nacional, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento do Estado e enfrentar os cenários de mudança do futuro, com impacto internacional”.

fffdffafsa
Reunião do Grupo de Trabalho do Departamento da Marinha na ESDEG

Na ESDEG são realizados cursos de Altos Estudos Militares, de Estado-Mayor e Formação Militar; além disso, é credenciada para conceder titulação em programas de doutorado e mestrado e conta com docentes estrangeiros de várias Nações Amigas, como Brasil, Argentina, México, Paraguai e República Dominicana.

O Capitão de Mar e Guerra (FN) Alexandre Alves é docente do Curso de Altos Estudos Militares (CAEM), equivalente ao Curso de Política e Estratégica Militar (C-PEM), e o Capitão de Fragata (FN) Michel Melo, do Curso de Estado-Mayor (CEM), equivalente ao Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS) da MB. Além de ministrar aulas, ambos fazem pesquisas e escrevem capítulos de livros e artigos. Eles também realizam consultorias e acompanham os alunos em viagens geoestratégicas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).