Após a decepção com 2021, que deixou a desejar no quesito debates e tomadas de decisão a respeito da saúde do oceano, 2022 é o ano em que a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável finalmente estará a todo vapor. Para Peter Thomson, enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para o oceano, 2022 apresenta uma gama de oportunidades para recuperar a saúde dos mares que não deve ser desperdiçada.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A One Ocean Summit, realizada em fevereiro, na França, foi um dos indícios disso, sendo considerada o primeiro evento de um “super ano” para o oceano. Com a participação de 40 líderes políticos e organizada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, a cúpula foi marcada por discussões globais acerca do combate à pesca ilegal, da descarbonização do setor de navegação e da redução da poluição plástica. Além disso, durante o evento, a UNESCO anunciou planos de aumentar o montante de 20% de solo oceânico já mapeado para 80% até 2030.

Outro acontecimento crucial da cúpula foi a Biodiversidade Além da Jurisdição Nacional (BBNJ na sigla em inglês), um órgão que trabalha para formalizar o instrumento juridicamente vinculante que seria responsável por proteger a biodiversidade marinha em áreas oceânicas não governadas. Trata-se de um acordo de comprometimento do mais alto nível político, que figura como uma parte importante das negociações em andamento para estabelecer um Tratado para o Alto Mar.

As negociações do tratado serão continuadas oficialmente entre os dias 7 e 18 de março, na Quarta Sessão da Conferência Intergovernamental sobre a BBNJ. O plano é desenvolver o instrumento juridicamente vinculativo o mais rápido possível – potencialmente durante a Assembleia Geral da ONU em setembro.

Confira no site do GEM (Grupo Economia do Mar) a lista com os eventos que irão acontecer ainda esse ano e cujos debates devem enfocar a ciência oceânica e sustentabilidade clique aqui para acessar.