Obtenção do Simulador de Procedimentos de Motorista da VBTP-MSR Guarani

Google News

No dia 17 de novembro de 2020, a Diretoria de Fabricação (DF) celebrou contrato com o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Automação Simulação para a obtenção de quatro simuladores de procedimentos de motorista da VBTP-MSR Guarani. A contratação se deu por meio de dispensa de licitação com base no artigo 24, inciso XIII, da lei nº 8666, e vai contribuir com a geração de capital intelectual para a formação e pesquisa na área de simulação.

O simulador será composto por uma cabine de motorista de alta fidedignidade à viatura real, por meio do qual o instruendo conduzirá a viatura em cenários virtuais de forma imersiva, e a estação de instrutor, por onde será coordenado o exercício.

Além do desenvolvimento, o contrato inclui a elaboração de manuais de uso e manutenção, comissionamento, cursos de operação e manutenção e suporte técnico-logístico, bem como transferência total de tecnologia. O pacote de dados técnicos do projeto será integralmente disponibilizado ao Exército Brasileiro, gerando maior liberdade de customização e atualização futuras.

O contrato representa um estímulo ao desenvolvimento de potencialidades tecnológicas do país, tendo em vista que objetiva, por meio de soluções técnicas nacionais, suprir necessidades de treinamento e capacitação de motoristas das mais de 400 VBTP-MSR Guarani em uso pelo Exército Brasileiro. Portanto, o simulador aperfeiçoará a instrução de conduta auto e permitirá que sejam realizados mais treinamentos sem o uso da viatura real, reduzindo custos, risco de acidentes e impacto ambiental.

Fonte: DF


Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui