Tripulação do NHi “Sirius” desembarca do navio

Após mais de 64 anos de relevantes serviços prestados à Marinha, o Navio Hidrográfico (NHi) “Sirius” deixou o serviço ativo, no dia 16 de março, em Cerimônia de Mostra de Desarmamento realizada no Complexo Naval da Ponta da Armação, em Niterói.

Presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, o atual e alguns dos ex-Diretores de Hidrografia e Navegação, além de ex-Comandantes do Navio.

Incorporado ao serviço da Armada em 17 de janeiro de 1958, o NHi “Sirius” teve sua história marcada pelo pioneirismo, tendo sido o primeiro navio construído e equipado especificamente para as atividades de hidrografia, sendo também o primeiro a realizar, a bordo, um pouso de uma aeronave no âmbito da Marinha do Brasil. Alcançou a marca de 843.666 milhas náuticas navegadas e 4.575 dias de mar e, por ser referência na formação de gerações de hidrógrafos, ficou conhecido como “Escola de Hidrografia”.

blank
Chefe do Estado-Maior da Armada assina o Termo de Desarmamento do NHi “Sirius”

Em sua Ordem do Dia, o Chefe do Estado-Maior da Armada enalteceu os homens do mar que, com orgulho e dedicação, guarneceram os conveses do navio ao longo dos anos, frisando que “o NHi ‘Sirius’ continuará navegando eternamente no coração e na memória de suas tripulações”.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui