No último dia 2 de dezembro de 2020, o SIMDE participou da 8ª reunião do Conselho Temático da Indústria de Defesa e Segurança – CONDEFESA, da CNI (Confederação Nacional da Indústria). A abertura da reunião foi feita pelo Vice-Presidente da CNI e Presidente do CONDEFESA, Glauco Côrte e pelo Vice-Presidente da CNI e Vice-Presidente do CONDEFESA, Antônio Silva.

Em seguida tivemos as seguintes apresentações: “As funções da Defesa” pelo General Eduardo Villas Bôas, assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; “A Estratégia Nacional de Segurança Pública e o fortalecimento da BIDS – Prioridades 2021/2022” por Ronney Matsui, secretário adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública; “Competitividade da Indústria frente ao novo arcabouço regulatório de PCEs” pelo SIMDE.

Dr. Carlos Erane de Aguiar, Diretor-Presidente do SIMDE e Vice-Presidente da Firjan, abriu a apresentação do Sindicato destacando que “a indústria de defesa é, antes de tudo, sobrevivente e otimista. Sobrevivemos a 2020, temos esperança em 2021”. Ao afirmar que esforços como estes, feitos pelo CONDEFESA da CNI, pelo SIMDE, pela FIESP e pela FIRJAN são o que mantem a BID otimista, agradeceu “todo o esforço feito pelo Ministério da Defesa, pela SEPROD e pelos comandantes das Forças Armadas que lutam diariamente para eliminar as assimetrias regulatórias e tributárias que assolam a Base Industrial de Defesa Nacional”.

Em seguida Dr. Carlos Erane passou a palavra para os representantes do SIMDE Christian Callas e Luiz Monteiro, que fizeram uma apresentação sobre a Competitividade da Indústria frente ao novo arcabouço regulatório de PCEs, com um painel geral sobre a evolução do ambiente competitivo no Brasil, englobando as questões regulatórias de Produtos Controlados e a temática tributária.

Após a explanação dos representantes do SIMDE, houve a apresentação dos Grupos de Trabalho do CONDEFESA, que são: Mercado Externo (GT1), Financiamento (GT2), Previsibilidade Orçamentária (GT3) e Tecnologia e Inovação (GT 4). O SIMDE coordena o GT2 e participa dos demais GTs.

Clique aqui para acessar a apresentação do SIMDE.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui