A Marinha do Brasil demonstrou sua capacidade e eficiência em missões de resgate ao deslocar a Fragata “Defensora” e a aeronave AH-11B Super Lynx para socorrer um tripulante enfermo do navio mercante “Anemos”, de bandeira das Ilhas Marshall. O navio estava localizado a aproximadamente 1.460 km da costa do Rio de Janeiro, quando a operação de resgate foi iniciada na terça-feira (5).

Evacuação Aeromédica de Alto Mar

O tripulante, apresentando um quadro de saúde grave, foi evacuado do navio mercante e levado para a Fragata “Defensora”, onde recebeu os primeiros cuidados médicos. Devido à complexidade do seu estado de saúde, a fragata navegou com a máxima velocidade possível para transferir o paciente a um hospital no Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Transferência para Hospital

foto1 socorrotripulante

Na noite de quarta-feira (6), a aeronave AH-11B Super Lynx foi lançada da fragata para o Aeroporto de Jacarepaguá. Lá, o tripulante foi transferido para uma ambulância e encaminhado ao hospital localizado no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Declaração do Comandante da “Defensora”

Após a conclusão bem-sucedida da missão, o Comandante da “Defensora”, Capitão de Fragata Gustavo Almeida Matos de Carvalho, expressou sua satisfação e o sentimento de dever cumprido. Ele destacou a importância da solidariedade entre os homens do mar e a dedicação de sua tripulação no socorro ao tripulante.

Coordenação do Salvamar Sueste

A operação de Evacuação Aeromédica (EVAM) foi coordenada pelo Salvamar Sueste, parte do Comando do 1º Distrito Naval, responsável por coordenar atividades de busca e salvamento no mar na área de jurisdição.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).