O Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, realizou a Aula Magna do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) na Escola Superior de Defesa (ESD) em Brasília. O evento também foi considerado a 1ª Palestra do Ciclo Anual de Palestras (CAP) de 2023.

O Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, destacou a importância da atividade na disseminação de conhecimento qualitativo sobre temas relevantes para o Brasil. Com o tema “Ministério da Defesa e os desafios para a Defesa e a Segurança do Brasil”, o Ministro enfatizou a importância da Defesa para o país e os investimentos necessários na área.

Segundo o Ministro, há um grupo focado em buscar fontes e fundos externos para investir na indústria de Defesa, visando levantar recursos para as Forças Armadas. Investir na indústria de Defesa significa garantir a integridade física e territorial do Brasil, incentivar a tecnologia, gerar empregos de qualidade, atender a sociedade e promover inclusão social.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento contou com a presença de integrantes do CAED, do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) e de integrantes do Corpo Permanente da ESD, além de diversas autoridades militares.

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).