Fruto de parceria entre o Ministério da Defesa (MD) e o Senado, iniciou-se, nesta manhã, o curso de extensão “A Defesa Nacional e o Poder Legislativo”. Por intermédio da Escola Superior de Guerra (ESG) e do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), a aula magna do curso foi realizada por videoconferência e contou com a participação do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do senador Fernando Collor de Mello (PROS-AL).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Ministro destacou a importância do curso para a conscientização dos participantes, nos assuntos atinentes à Defesa Nacional e a relevância dos documentos que compõem a Base Legal de Defesa: Livro Branco de Defesa Nacional, Política e Estratégia Nacional de Defesa.

Em sua aula magna, o senador Collor tratou separadamente dois pilares: Defesa Nacional e suas relações com o Legislativo. “É importante e oportuno buscar, por um lado, o aprofundamento da percepção dos servidores civis do Congresso sobre a natureza e a dinâmica das Forças Armadas e, por outro, um maior entendimento dos militares sobre a estrutura e o funcionamento interno do Parlamento. Parece especialmente auspicioso o estudo da inter-relação entre estas duas instâncias: Defesa Nacional e Poder Legislativo”, ressalta.

O comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, explicou que esse curso é iniciativa inédita em prol da Segurança Nacional e contribuirá para estreitar os laços de cooperação e fortalecer as instituições. “Todos terão a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre a Defesa Nacional, que não é assunto exclusivamente militar, devendo ser objeto de estudo e debate nos mais diversos ambientes e setores da sociedade civil e do mundo político”, destaca.

Já o diretor-executivo do ILB, doutor Márcio Coimbra, falou da parceria entre as instituições. “Sabemos da importância e do valor das Forças Armadas para a sustentação da nossa República e democracia. Para nós, é uma honra atuar de forma complementar, para aperfeiçoar estudos que possam desenvolver e fortalecer o Brasil”, salienta.

Também participaram do evento o General de Divisão Carlos André Alcântara Leite, Comandante do Campus Brasília da ESG; o General de Brigada Carlos Maurício Barroso Sarmento, chefe da Assessoria Parlamentar do MD; o professor Floriano Filho, coordenador de Educação Superior do ILB; e chefes das Assessorias Parlamentares das Forças Singulares.

Curso de Extensão “A Defesa Nacional e o Poder Legislativo”
O objetivo geral do curso é compreender os conceitos da Defesa Nacional, analisando o papel do MD e das Forças Armadas, seus projetos e Programas Estratégicos, e a Base Industrial de Defesa. Visa subsidiar assessores parlamentares quanto aos projetos do Poder Legislativo no tocante às temáticas mencionadas.

Fonte: ESG

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).