Nesta quarta-feira (16), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, recebeu, em seu gabinete, o novo Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O sacerdote foi nomeado no sábado (12), após decisão do Papa Francisco, aceita pela Santa Sé. Ele passa a exercer o posto antes ocupado por Dom Fernando José Monteiro Guimarães.

Dom Marcony era bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília. Durante seu ministério sacerdotal, entre outras funções, foi pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Sobradinho (1989-1993), e da Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida (1996-2010).

Seu antecessor, Dom Fernando Guimarães, foi Arcebispo militar durante oito anos. Em 2021, completou 50 anos de ordenação sacerdotal, tendo cumprido diversas funções ao longo do seu ministério, como membro do Supremo Tribunal da Assinatura, no Vaticano. Dom Fernando assumirá a presidência do Tribunal Eclesiástico de Brasília.

Apoio religioso

O Ordinariado Militar do Brasil é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, subordinada à Santa Sé. O apoio religioso e espiritual a homens e mulheres das Forças Armadas é uma das missões da Instituição.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).