Por Rízia Rocha
Nesta quarta-feira (22), o Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos da América (Southcom), Almirante Craig Stephen Faller e o Tenente-Brigadeiro do Ar R1 Raul Botelho foram condecorados em cerimônia no Ministério da Defesa.

WhatsApp Image 2021-09-22 at 8.40.14 PM.jpeg
Na solenidade, o Tenente-Brigadeiro Ar R1 Botelho foi agraciado com a Medalha “Legion of Merit”, entregue pelo Almirante Faller, paraninfo. Esta condecoração das Forças Armadas dos Estados Unidos da América é, tradicionalmente, destinada a militares americanos, podendo ser imposta a militares e políticos de governos estrangeiros que se destacaram em suas atividades.

WhatsApp Image 2021-09-22 at 8.40.13 PM.jpeg
Em momento seguinte, o Almirante Faller foi condecorado com a Medalha da Vitória, brasileira, imposta pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), General de Exército Laerte de Souza Santos. A honraria destina-se a agraciar militares e civis estrangeiros que tenham contribuído para a difusão dos feitos dos ex-combatentes durante a Segunda Guerra Mundial, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País, integrado missões de paz, prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa brasileiro no cumprimento de sua missão constitucional.

WhatsApp Image 2021-09-22 at 8.40.14 PM (1).jpeg
O Comandante do Southcom agradeceu a homenagem e destacou que a distinção representa a amizade e a parceria entre Estados Unidos e Brasil. “O progresso que nós obtivemos, trabalhando juntos, será o destaque da minha carreira militar. Não há nada mais importante do que as duas maiores democracias deste hemisfério permanecendo juntas para alcançar a segurança das futuras gerações”, pontuou o Almirante.

Durante o encerramento da cerimônia, o General Laerte destacou a importância da visita do Almirante Faller e de sua comitiva. “Expresso, nesse momento, o desejo que sua comitiva leve do Brasil o nosso profundo agradecimento ao trabalho desenvolvido pelo Southcom em prol da operação militar. Somente trabalhando juntos podemos enfrentar os desafios globais de hoje e do futuro”, disse o General.

WhatsApp Image 2021-09-22 at 8.40.14 PM (2).jpeg
Participaram da cerimônia, ainda, o Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Chefe de Logística e Mobilização (CHELOG), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; o Chefe de Assuntos Estratégicos (CAE), General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; o Chefe de Operações Conjuntas (CHOC), Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar; além de autoridades e militares norte-americanos; oficiais-generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica brasileiros; familiares dos militares condecorados; e demais convidados.

Fotos: Antônio Oliveira
Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui