Por Carolina Militão

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Ministério da Defesa está presente na 6ª Mostra BID Brasil, que está ocorrendo até o dia 9/12 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento é realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança. O Ministério da Defesa (MD) e as Forças Singulares estão entre os expositores, agregando valor à iniciativa e contribuindo no propósito de projetar o Brasil no cenário internacional.

O estande do MD conta com ampla informação para fomento da Base Industrial de Defesa nacional aos visitantes. Durante o evento, a Secretaria de Produtos de Defesa da pasta destaca a importância da defesa da soberania do país, além de promover a tecnologia dos produtos, nacionalmente e internacionalmente.

A Marinha do Brasil apresenta uma exposição de primeiro mundo, com realidade virtual e bastante tecnologia. Os simuladores de paraquedas e de passadiço – sala de comando da embarcação – possibilitam experiências fidedignas iguais a dos militares em missões reais. No caso do simulador de paraquedas, o cidadão colocará o colete e o óculos de realidade virtual para ter a sensação de um salto de treinamento. Já com o simulador de passadiço, o visitante tem a oportunidade de manobrar a embarcação e vivenciar tempestades, ventanias, alterações no clima, em geral.

20211207_Marinha.jpg

Com nomes de origem indígena, Tupi Guarani, o Exército Brasileiro expõe o Drone Mauru e o Blindado Guarani, para mostrar aos visitantes a dimensão da tecnologia nacional e promover a indústria de defesa. Segundo o Major Arthur, os projetos contribuem com a segurança do Brasil, bem como para a geração de empregos.

20211207_ Exército.jpg

Com um protótipo em tamanho real do Gripen F-39, a Força Aérea Brasileira proporciona aos visitantes a emoção de entrar em uma aeronave de caça e aprender suas funcionalidades. Em paralelo, existe outro estande com simulador de comando, protótipos que auxiliam no envio de satélites ao espaço com precisão, entre outros.

20211207_FAB.jpg

Amanhã (8), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, fará a abertura do painel “Base Industrial de Defesa – Proteção, desenvolvimento e geração de empregos”, às 10h. Na oportunidade, o titular da pasta apresentará os resultados mais recentes do setor.

Fotos: Gladston Lucas

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).