São Paulo (SP) – O 8º Batalhão de Polícia do Exército (8º BPE) realizou, no dia 28 de dezembro, uma solenidade para marcar o retorno dos militares do Comando Militar do Sudeste (CMSE) que integraram o 14º contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária para o Estado de Roraima. A formatura foi presidida pelo Comandante do 8º BPE, Tenente-Coronel Marcelo Lopes de Rezende.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Op Acolhida 14 Contingente 4

No total, 223 militares do CMSE participaram da Operação Acolhida, que oferece assistência emergencial aos refugiados e migrantes venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira com Roraima. Eles permaneceram cinco meses em Boa Vista e Pacaraima atuando no ordenamento da fronteira, no abrigamento e na interiorização de imigrantes venezuelanos.

Desde o início da operação, em março de 2018, mais de 930,8 mil doses de vacinas já foram aplicadas, mais de 89,9 mil migrantes e refugiados venezuelanos foram interiorizados, mais de 450,8 mil CPFs foram emitidos e mais de 2,6 milhões de atendimentos foram realizados na fronteira.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).