O Ministério da Defesa (MD) realizou, nos dias 17 e 18 de agosto, o Simpósio de Atualização para os Adidos de Defesa de Nações Amigas. O primeiro dia do evento ocorreu no auditório do prédio principal. A ação tem o objetivo de fortalecer o relacionamento, no campo militar, com países que possuem adidos acreditados no Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

IMG-20210817-WA0027.jpg

A abertura foi presidida pelo Chefe de Assuntos Estratégicos, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes. Em sua fala, agradeceu, em especial, aos participantes por terem acompanhando a Operação Formosa no domingo (16).

O ciclo de palestras iniciou com abordagem sobre o relacionamento do Adido de Defesa estrangeiro com o MD. Em seguida, houve a apresentação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) sobre normas e procedimentos de privilégios e imunidades. Ao final, a apresentação da Estratégia Nacional de Defesa.

IMG-20210817-WA0029.jpg

O presidente da Associação de Adidos Militares Acreditados no Brasil (AAMAB), Coronel Aviador Sergio Adolfo Rojas Schwemmer, do Chile, ressaltou a importância do evento como uma troca de experiências. “É uma oportunidade de conhecer onde estamos prestando nossos serviços no Brasil, a estrutura militar e qual a missão em que cada um da defesa tem de cumprir”, explicou.

 _AGS9322.JPG

No último dia de palestras os temas tratados foram direcionados para a área industrial de defesa e proferidas por representantes da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do MD, da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (EMBRAER) e pela Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL).

O encerramento ocorreu após uma demonstração no pátio do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB), que simulou a contenção de uma manifestação.

Participaram do evento 48 representantes (entre Adidos e Adjuntos) de países como: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bangladesh, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia, El Salvador, Equador, Espanha, França, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, Israel, Itália, Japão, México, Namíbia, Nigéria, Paquistão, Peru, Senegal, Suécia, Tailândia, Turquia, Uruguai e Vietnã.

Fotos: Cabo Dantas/ CCOMSOD
            Subtenente Ageu Souza/CCOMSEX

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).