blank

O Ministério da Defesa (MD) realizou, nos dias 17 e 18 de agosto, o Simpósio de Atualização para os Adidos de Defesa de Nações Amigas. O primeiro dia do evento ocorreu no auditório do prédio principal. A ação tem o objetivo de fortalecer o relacionamento, no campo militar, com países que possuem adidos acreditados no Brasil.

IMG-20210817-WA0027.jpg

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A abertura foi presidida pelo Chefe de Assuntos Estratégicos, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes. Em sua fala, agradeceu, em especial, aos participantes por terem acompanhando a Operação Formosa no domingo (16).

O ciclo de palestras iniciou com abordagem sobre o relacionamento do Adido de Defesa estrangeiro com o MD. Em seguida, houve a apresentação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) sobre normas e procedimentos de privilégios e imunidades. Ao final, a apresentação da Estratégia Nacional de Defesa.

IMG-20210817-WA0029.jpg

O presidente da Associação de Adidos Militares Acreditados no Brasil (AAMAB), Coronel Aviador Sergio Adolfo Rojas Schwemmer, do Chile, ressaltou a importância do evento como uma troca de experiências. “É uma oportunidade de conhecer onde estamos prestando nossos serviços no Brasil, a estrutura militar e qual a missão em que cada um da defesa tem de cumprir”, explicou.

 _AGS9322.JPG

No último dia de palestras os temas tratados foram direcionados para a área industrial de defesa e proferidas por representantes da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do MD, da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (EMBRAER) e pela Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL).

O encerramento ocorreu após uma demonstração no pátio do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB), que simulou a contenção de uma manifestação.

Participaram do evento 48 representantes (entre Adidos e Adjuntos) de países como: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bangladesh, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia, El Salvador, Equador, Espanha, França, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, Israel, Itália, Japão, México, Namíbia, Nigéria, Paquistão, Peru, Senegal, Suécia, Tailândia, Turquia, Uruguai e Vietnã.

Fotos: Cabo Dantas/ CCOMSOD
            Subtenente Ageu Souza/CCOMSEX