Militar do ComGptPatNavSE durante adestramento no passadiço do BAM “Meteoro”

Um oficial e um suboficial do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste (ComGptPatNavSE) embarcaram, de 1º a 30 de setembro, no Buque de Acción Marítima (BAM) “Meteoro”, da Marinha Espanhola, sediado em Las Palmas, na Ilha de Gran Canária, em cumprimento ao programa de intercâmbios.

Durante o embarque, os militares trocaram experiências profissionais e acompanharam atividades do navio, tais como: patrulhamento naval, emprego das embarcações orgânicas, manutenção de equipamentos e controle de avarias. Com a vivência adquirida, serão propostos aperfeiçoamentos nos procedimentos operativos dos meios do ComGptPatNavSE.

Os militares também vivenciaram aspectos das operações de apoio aos moradores da Ilha La Palma, onde o Vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção, demandando proteção à população atingida pelas consequências do desastre natural.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).