Voiced by Amazon Polly

Google News

A Força Aérea Brasileira (FAB) está trabalhando em temperatura negativa para assegurar o controle do tráfego aéreo em algumas regiões do País. Na madrugada desta quinta-feira (29), a temperatura no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Morro da Igreja (DTCEA-MDI), em Santa Catarina (SC), chegou a -8,5ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Apesar do clima desafiante, cerca de 40 militares da Organização reforçaram a quantidade de peças do uniforme para honrar a missão de prover os meios necessários para o controle, a segurança e a defesa do espaço aéreo no Sul do Brasil.

O Comandante do DTCEA-MDI, Capitão Comunicação Fábio Barbosa Laureano Luiz, explicou que parte do trabalho da Unidade é manter a disponibilidade e a confiabilidade dos ativos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), que fornece informações de vigilância radar, dados meteorológicos e telecomunicações aeronáuticas para o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II).

blank“Estes ativos contam com o suporte de sistemas de energia e de climatização extremamente robustos, de forma que viabilizam a atividade de controle e defesa aérea no cone sul do Brasil, juntamente com outros 13 Destacamentos subordinados ao CINDACTA II”, contou.

Ainda de acordo com o Capitão Laureano, essa foi a segunda onda de frio no mês de julho na região. “A estrutura operacional da FAB no DTCEA-MDI conta com uma equipe de cinco militares que se revezam no Alto do Morro da Igreja. Enfrentamos a tarefa com muito orgulho frente ao desafio, que é trabalhar na região mais fria do Brasil. Para garantir um trabalho seguro e salubre para o grupo, a Força fornece aquecedores dentro da Unidade, câmeras externas e uniformes desenvolvidos especificamente para o clima extremo da região”, informou.

blankSegundo o Oficial, outra atribuição da Organização Militar (OM) é fiscalizar 16 quilômetros de estrada, principalmente durante essa época do ano, quando a região recebe turistas de todo o País. “Para garantir a segurança de todos, precisamos, até, fechar o acesso ao Mirante, que em circunstâncias normais, fica liberado dentro de um horário específico”, concluiu.

Dia mais frio do ano

Santa Catarina registrou o dia mais frio do ano no Brasil nesta quinta-feira (29), de acordo com o INMET. Na noite da quarta-feira (28), nevou em ao menos 13 cidades. Os flocos de neve começaram a cair na Serra por volta das 17h30. Já por volta das 21h, nevou também no Oeste catarinense.

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui