Marjayoun (Líbano) – No dia 12 de outubro de 2022, os militares do 16º Contingente Brasileiro foram condecorados com a Medalha das Nações Unidas, em cerimônia realizada na Base Militar Miguel de Cervantes, juntamente com outros integrantes da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). A condecoração foi entregue em reconhecimento aos serviços prestados em favor da paz mundial, e por haverem cumprido os requisitos de elegibilidade como membros de missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Medal Parade foi presidida pelo Head of Mission e Force Commander da UNIFIL, Major-General Aroldo Lázaro Saenz (Espanha), acompanhado pelo Comandante do Setor Leste da UNIFIL, General de Brigada Ignacio Olazábal Elorz (Espanha). A solenidade contou com a presença de inúmeras autoridades civis e militares, dentre as quais, do Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica do Brasil no Líbano, Capitão de Mar e Guerra Mauricio Morgado Pedrosa, e do Coronel Emerson Afonso Azevedo Costa, futuro Adido do Brasil no Líbano, o qual foi integrante do 3º Contingente Brasileiro na UNIFIL, no ano de 2015.

A medalha recebida pelos Peacekeepers brasileiros é uma condecoração de caráter internacional concedida pela ONU aos militares, policiais e civis de todo mundo, que participam de operações para a manutenção da paz e dos esforços humanitários por um período ininterrupto de mais de noventa dias. A medalha, entregue aos militares que compõem a UNIFIL, possui duas faixas de cor azul, representando as Nações Unidas. Ao centro duas linhas vermelhas e uma faixa verde sobre um fundo branco, representando as cores da bandeira libanesa, sendo o branco simbolizando a pureza da paz; o vermelho, a coragem e a resistência do seu povo; e o verde, a força e o crescimento, também marcados nas árvores de cedro do país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foram agraciados os seguintes militares brasileiros: Major De Castro, Major Miguel, Major Avena, Capitão Sousa, Subtenente Natanael, Subtenente Ribeiro e Subtenente Tacílio. Na oportunidade também foram prestadas homenagens aos militares da UNIFIL que entregaram suas vidas em defesa da paz na região e em cumprimento do mandato das Nações Unidas.

Desde 2014, o Exército Brasileiro envia militares que integram o estado-maior da Brigada Espanhola, responsável pelo setor leste da área de operações ao sul do Líbano, na fronteira com Israel. A UNIFIL conta com aproximadamente 10.000 peacekeepers de 48 países. O atual contingente brasileiro encontra-se desdobrado desde o mês de maio e permanecerá na missão até novembro, quando serão substituídos pelo 17º Contingente, que já se encontra em fase de preparação na Espanha.

Fonte: Aditância de Defesa e do Exército na Espanha

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui