Voiced by Amazon Polly

Google News

Seis militares brasileiros iniciaram o ano letivo no Colégio Interamericano de Defesa (CID), instituição localizada no Fort Lesley J. McNair, Base do Exército Americano, em Washington-DC, nos Estados Unidos. Nos dias 2 e 3 de agosto, respectivamente, ocorreram a Aula Inaugural e a Cerimônia de Convocação, sendo a primeira no auditório do Colégio e a última no Salão de Atos, com destaque para as bandeiras das nações representadas.

WhatsApp Image 2021-08-04 at 08.32.54 (1).jpeg

Composta por 58 estudantes de 14 países do continente Americano, a nova turma, denominada Classe 61, recebeu as boas-vindas por parte da liderança do Colégio, composta por integrantes dos Exércitos Norte-Americano e Mexicano, bem como da Força Aérea Brasileira, o Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues.

WhatsApp Image 2021-08-04 at 08.32.54.jpeg

Ao final do curso, os alunos receberão o diploma de conclusão de Mestrado em Ciências de Defesa e Segurança Interamericanas e retornarão aos seus países de origem para aplicar os conhecimentos adquiridos. As aulas e atividades acadêmicas possuem tradução simultânea nas línguas Portuguesa, Inglesa, Espanhola e Francesa, pela seção de intérpretes do CID.

Cooperação Acadêmica

O CID é uma instituição acadêmica internacional, ligada à Junta Interamericana de Defesa (JID). Em 2006, a JID passou a ser uma entidade da Organização dos Estados Americanos (OEA), a quem provê assessoramento técnico, consultivo e educativo sobre temas relacionados a assuntos militares e de defesa no continente.

Para o Chefe da Representação do Brasil na JID (RBJID), Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães, “é muito importante o papel exercido por nosso País na liderança da Junta, assim como a contribuição voluntária de pessoal para operar o Sistema JID, com o objetivo de promover e fortalecer a confiança e a segurança hemisférica”, disse o oficial-general.

f1

Tendo em vista a relevância do ensino para o continente americano, a instituição planeja implementar seu próprio programa de Doutorado em Segurança e Defesa Interamericanas, a partir de 2024. Em março deste ano, o Colégio celebrou um Acordo de Cooperação Acadêmica com a Escola Superior de Guerra (ESG), o que possibilitará avançar em temas de interesse comum nas áreas de ensino e pesquisa.

Ao todo, 29 países, incluindo o Brasil, integram a Junta Interamericana de Defesa, cada qual representado por seu respectivo Delegado. O Vice-Almirante Alexandre Rabello de Faria é o atual Presidente do Conselho de Delegados da JID, tendo assumido o cargo no dia 22 de junho deste ano.

blank

Fotos: divulgação 

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui