Rio de Janeiro (RJ) – Aproximadamente 8 mil pessoas prestigiaram a brevetação dos novos paraquedistas militares formados no ano de 2022. Em cerimônia realizada pela Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) no dia 8 de julho, 861 jovens militares, sendo 89 da Marinha do Brasil e 772 do Exército Brasileiro, concludentes do Estágio Básico Pára-quedista receberam seus brevês de paraquedistas. No Campo de Parada do 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, foram ainda premiados os militares do Exército que se destacaram no treinamento individual básico de combate – complemento da formação do combatente paraquedista.

Catorze soldados do Exército Brasileiro que se destacaram nesse treinamento, além do militar destaque da Marinha do Brasil, receberam prêmios institucionais das mãos de seus respectivos comandantes de organização militar. Na sequência, os formandos paraquedistas militares mais modernos da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro receberam seus prêmios institucionais das mãos do Presidente da República, acompanhado do Comandante do Exército e do Comandante da Marinha.

Como ponto alto da solenidade, os familiares e amigos dos formandos foram convidados a entregar aos novos paraquedistas a boina grená e o brevê prateado, que, juntamente com o boot marrom, compõem a “tríade alada” que marca a identidade e paraquedista.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os símbolos e a tríade foram objetos de destaque no discurso do Comandante do Exército Brasileiro, que ressaltou a igualdade entre todos os integrantes da tropa paraquedista, do general ao soldado, na formação e nos riscos do cumprimento da missão, o que irmana a todos e resulta na coesão, no orgulho em ser paraquedista e no espírito de corpo.

Para o encerramento da cerimônia, o General de Exército Germano Arnoldi Pedrozo, eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, Águia Uno 17 e paraquedista militar nº 1605 e, por isso, o paraquedista militar de número mais baixo presente, foi convidado a “comandar o avião” e dar início ao desfile da tropa. O desfile fechou o evento com muito entusiasmo.

Além da presença das autoridades já citadas e de familiares e amigos dos formandos, o evento contou com a presença do Ministro de Estado da Defesa, do Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, de deputados federais, de membros do Poder Judiciário, de integrantes do Ministério Público, de deputados estaduais, de oficiais-generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, dos eternos comandantes da Brigada de Infantaria Pára-quedista – os “Águias Uno”, de diversas autoridades civis e militares.

Fonte: Brigada de Infantaria Pára-quedista

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).