Marinha realiza demonstração de manobra tática da Operação “Formosa 2021”

Operação ocorre anualmente desde 1988

A Marinha do Brasil realizou, na manhã de hoje (16), a demonstração de manobra tática da Operação “Formosa 2021”. O exercício, que acontece anualmente na cidade goiana, teve, este ano, pela primeira vez, a participação de meios e militares das três Forças Armadas, passando a integrar o calendário operativo do Ministério da Defesa. O Presidente da República, Jair Bolsonaro; o Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; o Ministro da Defesa, Braga Netto; além de autoridades civis e militares estiveram presentes à apresentação.

Presidente da República, Ministros e Comandantes das Forças

O evento faz parte da terceira fase do maior exercício da Marinha no Planalto Central e apresentou uma síntese das principais atividades realizadas pelos Fuzileiros Navais e a interoperabilidade entre as Forças em um cenário de conflito armado.

Foi simulado um ataque coordenado durante uma operação anfíbia, com a utilização de munição real e explosivos. Na ocasião, o Presidente Bolsonaro e o Ministro Ciro Nogueira foram convidados a atirar por meio de um obuseiro da Marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Momento do disparo com a peça de artilharia

Um dos destaques foi o lançamento de uma equipe de paraquedistas militares a partir da aeronave C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB), a 10 mil pés de altitude. Na ocasião, a Terceiro-Sargento Fernanda Evelyn de Carvalho Torres, que foi transportada em salto duplo, entregou, após o voo, às mãos do Presidente, a Bandeira Nacional.

Ao final da operação, o Presidente Bolsonaro cumprimentou a tropa. “A certeza de que o destino do Brasil está em boas mãos é o adestramento das Forças. Sabemos do sacrifício, da dedicação e da abnegação de cada um. Mas, para nós, é tudo pela Pátria!”, disse.

O Ministro Braga Netto parabenizou as Forças pela realização do exercício. “Nós precisamos cada vez mais nos adestrar nesse uso conjunto das Forças”, afirmou.

Militares da Marinha e do Exército saltam da
aeronave Amazonas, da FAB

Sobre a Operação
A Operação “Formosa 2021” teve início no dia 2 de agosto e ocorrerá até o dia 18. Envolve cerca de 2,5 mil militares, aeronaves, carros de combate, veículos blindados de transporte de tropas sobre rodas e sobre lagartas, veículos anfíbios, aeronaves remotamente pilotadas, meios de artilharia de tubo e de foguetes, além de outros meios de apoio, empregados de forma integrada em manobras militares ofensivas.

Realizada desde 1988, é considerada uma ação militar de alta complexidade. Dividida em quatro fases – deslocamento, tema tático, adestramento conjunto e regresso – a operação tem como principal propósito assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais, mantendo a tropa preparada para exercer sua atividade-fim, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui