Autoridades civis e militares são homenageados

O Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro, teve uma comemoração especial no Museu do Ipiranga, em São Paulo. Organizada pelo Comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, a cerimônia cívico-militar realizada pela primeira vez neste local histórico destacou a importância da Marinha para a sociedade brasileira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Homenagem a Marinheiros e Reafirmação de Compromissos

Sob o tema “Ah, se você fosse Marinheiro!”, inspirado na canção de Adriana Calcanhoto, a cerimônia celebrou a diversidade de homens e mulheres que compõem a Marinha do Brasil. Estes profissionais trabalham incansavelmente em todas as regiões do país, reafirmando o compromisso da Marinha em cuidar do povo brasileiro.

Condecoração com a Medalha Mérito Tamandaré

002
Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, acompanhado da tetraneta de Tamandaré realiza imposição da Medalha Mérito Tamandaré

A cerimônia foi presidida pelo Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, e pelo Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira.

com8dn
Comandante do 8º Distrito Naval realiza imposição da medalha

Durante o evento, personalidades civis e militares foram homenageadas com a “Medalha Mérito Tamandaré”, incluindo a participação da tetraneta do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré.

Premiação da Operação “Cisne Branco”

004
Premiado da Operação “Cisne Branco”

A operação “Cisne Branco” também foi destaque na cerimônia. Este concurso de redação nacional, voltado para alunos do ensino fundamental e médio, busca despertar nos jovens o interesse pelos temas navais e pela Marinha, promovendo uma mentalidade marítima no Brasil.

Envolvimento da Comunidade e Legado Naval

O evento no Museu do Ipiranga representa uma oportunidade única de envolver a comunidade nas tradições e na história naval do país, fortalecendo a mentalidade marítima e a importância da Marinha na sociedade.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).