Equipe de Inspeção Naval acompanha regata durante todo o trajeto

No dia 11 de dezembro, a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), em parceria com o Iate Clube do Espírito Santo (ICES), realizou a “Regata do Dia do Marinheiro”, no município de Vitória (ES), em homenagem ao Dia do Marinheiro, comemorado no dia 13 de dezembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

cpes scaled
MB recebe homenagens, por meio do Capitão dos Portos, durante Cerimônia da Regata do Dia do Marinheiro no ICES

A regata envolveu, aproximadamente, 30 embarcações a vela, entre amadores e profissionais das Classes de Monotipos (Optimist estreante, Optimist veterano, Laser, Dingue, Snipe, Windsurf Open e Windsurf Start). Os participantes do evento navegaram juntos pela Baía de Vitória, largando do ICES, às 12h, em direção à Praia de Camburi, e retornando em direção à Curva da Jurema até a entrada do Canal de Vitória, finalizando o trajeto no ICES.

A data, que marca o nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha, reforça os laços entre a Autoridade Marítima e a comunidade náutica capixaba, como uma oportunidade de incentivo à prática esportiva pela CPES e o ICES, mas também à busca pela saúde, o bem-estar, a educação e a preservação ambiental.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).