Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, a Capitania dos Portos de Sergipe fez a inauguração de um monumento em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil, na Orla de Atalaia.

Nascido em 13 de dezembro de 1807, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha, dedicou 66 anos de serviço à Marinha do Brasil e participou de episódios decisivos na formação de nosso país, a exemplo das lutas pela independência do Brasil e a Guerra do Paraguai.
Além de militar exemplar e exímio marinheiro, o Almirante Tamandaré teve trajetória marcada pela honradez e pela extrema lealdade à jovem Nação Brasileira, cujos interesses do Brasil sempre estiveram acima da sua própria vontade ou dos seus interesses pessoais.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Seus exemplos e virtudes servem como inspiração não somente para as atuais gerações de marinheiros, mas também para os brasileiros de todos os tempos.
Durante a cerimônia foram entregues a Medalha Ordem do Mérito Naval, a Medalha Mérito Tamandaré e a Medalha Amigo da Marinha.

O evento presidido pelo Vice-Almirante Humberto Caldas Silveira Junior, Comandante do 2º Distrito Naval, contou com a participação de diversas autoridades e personalidades, além de representantes do 28º Batalhão de Caçadores do Exército, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, da Polícia Militar do Estado de Sergipe, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, da Guarda Municipal de Aracaju e do Grupo de Escoteiros “Baden-Powell”.