Foto: Governo de Sergipe

Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, a Capitania dos Portos de Sergipe fez a inauguração de um monumento em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil, na Orla de Atalaia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

d2c24619751fe90e4b97c34debcb15e8
Foto: Governo de Sergipe

Nascido em 13 de dezembro de 1807, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha, dedicou 66 anos de serviço à Marinha do Brasil e participou de episódios decisivos na formação de nosso país, a exemplo das lutas pela independência do Brasil e a Guerra do Paraguai.

Além de militar exemplar e exímio marinheiro, o Almirante Tamandaré teve trajetória marcada pela honradez e pela extrema lealdade à jovem Nação Brasileira, cujos interesses do Brasil sempre estiveram acima da sua própria vontade ou dos seus interesses pessoais.

Seus exemplos e virtudes servem como inspiração não somente para as atuais gerações de marinheiros, mas também para os brasileiros de todos os tempos.

Durante a cerimônia foram entregues a Medalha Ordem do Mérito Naval, a Medalha Mérito Tamandaré e a Medalha Amigo da Marinha.

1e92cdccd0e1f722bc62be526dc2682d
Foto: Governo de Sergipe

O evento presidido pelo Vice-Almirante Humberto Caldas Silveira Junior, Comandante do 2º Distrito Naval, contou com a participação de diversas autoridades e personalidades, além de representantes do 28º Batalhão de Caçadores do Exército, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, da Polícia Militar do Estado de Sergipe, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, da Guarda Municipal de Aracaju e do Grupo de Escoteiros “Baden-Powell”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).