No dia 24 de novembro, cumprindo atividade prevista para a formação dos instruendos do Estágio de Condutor de Cães de Trabalho Policial, a Seção de Cães de Guerra do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB) participou de uma ação integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), empregando cães para farejar entorpecentes em veículos que trafegavam na rodovia BR-060, próximo ao Recanto das Emas (DF). Destaca-se que a atividade teve por objetivo permitir que os conjuntos condutor-cão fossem expostos a um ambiente realista de emprego, fundamental para essa capacitação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atuação integrada com aquela instituição incrementou, sobremaneira, a capacidade de vistoria no posto de fiscalização da PRF. Durante a abordagem de um ônibus procedente de Goiânia (GO) com destino a Natal (RN), após a revista por farejamento de cães, foi encontrada uma mochila que continha dez quilos de pasta-base de cocaína. Outro ônibus, que vinha de Goiânia com destino a Barreiras (BA) também foi abordado, ocasião em que os cães farejadores indicaram que havia droga dentro de uma embalagem com caixas de leite, sendo constatada, dentro delas, a existência de 627 g de cocaína, 414 g de crack e 306 g de maconha.

Da mesma maneira, em um veículo que transportava passageiros de Goiânia com destino a Barreiras, foram identificados dois quilos de maconha e quatro pássaros da fauna silvestre, que estavam sendo transportados sem a devida permissão.

Ressalta-se que, em uma atividade cujo objetivo era aperfeiçoar a capacitação de recursos humanos em formação, foi possível, por meio de integração de esforços, coordenação e interoperabilidade com a PRF, gerar resultados práticos que contribuíram tanto para a melhoria da qualidade da instrução, como para a manutenção da segurança pública.

article 59 article 2 9 article 3 9 article 4 9 article 5 8 article 6 7 article 7 7

Fonte: BPEB
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).