O JLTV (Joint Light Tactical Vehicle) é o mais novo blindado da Marinha do Brasil e foi adquirido dentro do programa estratégico PROADSUMUS, que visa garantir a prontidão operativa, as condições de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário ao Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). O CFN é a força estratégica de pronto emprego de caráter anfíbio e expedicionário do país e é a única unidade dos Fuzileiros Navais no mais alto nível de prontidão operacional para as Operações de Paz, segundo a ONU.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O JLTV amplia a família de blindados do CFN, atendendo especialmente à demanda de utilização desses veículos em ambientes urbanos, e vai contribuir para a atuação em operações de guerra naval, de paz, de Garantia da Lei e da Ordem, de assistência humanitária e de apoio à defesa Civil. A Viatura Blindada Leve Sobre Rodas é de última geração e foi amplamente testada em combate, assegurando um nível de proteção que a torna adequada a operar em situações e ambientes de desminagem humanitária.

Os Fuzileiros Navais têm atuado intensamente em todo o espectro das operações militares, desde Operações de Guerra Naval até atividades benignas, como a assistência humanitária, o Apoio à Defesa Civil e os programas de desenvolvimento social. O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais destaca o preparo e rápida reação do CFN, que esteve presente em diversos eventos que marcaram a história do Brasil, como as fortes chuvas do ano passado em Recife (PE) e em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).