Simulado de Incidente de Poluição por Óleo
Condução do exercício na sala de Operações do Comando do 8° Distrito Naval

No mês de novembro, o Comando do 8º Distrito Naval coordenou junto à Capitania dos Portos de São Paulo, à Capitania dos Portos do Paraná e à Delegacia de São Sebastião, um Exercício de Simulado de Incidente de Poluição por Óleo nas Águas Jurisdicionais daquele Comando, com o acionamento do Centro de Operações para Incidentes de Poluição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Simulado de Incidente de Poluição por Óleo nas Águas Jurisdicionais

A ação simulou o derramamento de óleo de uma plataforma a 100 milhas da costa, que evoluiu para a ocorrência de um incêndio nas instalações, com a necessidade de evacuação aérea dos tripulantes, assim como o controle de avarias da plataforma sinistrada e teve o propósito de exercitar a capacidade de coordenação e controle das ações de resposta diante de um incidente de poluição por óleo.

Simulado de Incidente de Poluição por Óleo
Grupo de Coordenação Operacional Regional realiza delimitação da área de abrangência de óleo

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).