Nos dias 9, 10 e 12 de agosto, o 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista (8º GAC Pqdt) realizou o Estágio de Condução do Tiro de Artilharia por Observador de Qualquer Arma, integrado à Operação Condor Fogos, exercício de adestramento da função de combate fogos no âmbito da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O estágio teve por finalidade capacitar os integrantes dos sistemas de Apoio de Fogo da Bda Inf Pqdt, na aplicação dos fogos em operações básicas de combate. Participaram do estágio militares do 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, do 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, do 27º Batalhão de Infantaria Pára-quedista e do 1º Esquadrão de Cavalaria Pára-quedista.

O estágio incluiu revisão doutrinária, instruções práticas no software Bombarda e a realização do tiro real de Artilharia e de Morteiro Me 81mm no terreno.

Função de combate fogos

A função de combate fogos está relacionada aos meios de aquisição de alvos e aos sistemas de armas contra forças terrestres, em apoio às operações. Eles devem ser empregados  em perfeita coordenação, o que torna essencial o planejamento.

Saiba mais sobre a Arma de Artilharia, clicando aqui.

Fonte: 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).