Em continuidade às comemorações do “11 de junho – Dia da Marinha”, a Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), organizará uma Parada Naval na próxima quinta-feira (15). Participarão do desfile seis navios sediados em Salvador, com início marcado para às 12h, na praia de Ondina, e percurso estendendo-se pelas praias da Barra, Porto da Barra, Comércio e Ribeira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desfile Marítimo e Entrega das Comendas da Ordem do Mérito Naval

Por volta das 10h, os navios estarão próximos ao Farol da Barra para a cerimônia de entrega das comendas da Ordem do Mérito Naval. Posteriormente, os navios se deslocarão até a praia de Ondina para dar início à Parada Naval. Este grandioso evento poderá ser apreciado por moradores e visitantes em diversos pontos da cidade.

A Missão dos Navios na Salvaguarda da Vida e dos Interesses do Brasil no Mar

Entre os navios presentes estarão a Corveta “Caboclo”, os Navios-Patrulha “Guaratuba” e “Gravataí”, os Navios-Varredores “Araçatuba” e “Atalaia” e o Aviso de Patrulha “Dourado”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste e ao Comando da Força de Minagem e Varredura. Na área de jurisdição do Com2ºDN, que compreende os Estados da Bahia e de Sergipe, esses navios têm como missão realizar operações navais, patrulha costeira, inspeção naval e ações de socorro e salvamento marítimos.

Os Navios-Varredores na Segurança do Tráfego Marítimo

Os Navios-Varredores, particularmente, têm a responsabilidade de realizar operações de contramedidas de minagem. Estas operações visam manter livres as linhas do tráfego marítimo da ameaça de minas navais ao longo do litoral, destacando a importância destes navios na segurança marítima do país.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).