Marechal Emílio Luís Mallet é Homenageado na Solenidade Nacional Alusiva ao Patrono da Arma de Artilharia

Com mais de mil espectadores, a solenidade evidenciou a coragem, dedicação e liderança exemplar do Marechal Mallet, moldando a excelência das Forças Armadas

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em Santa Maria (RS), o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC AP), popularmente conhecido como “Regimento Mallet”, recebeu mais de mil pessoas no sábado, 3 de junho, para a Solenidade Nacional Alusiva ao Patrono da Arma de Artilharia (SNAPAART 2023). Dentre os participantes, encontrava-se o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, em um evento que enalteceu a coragem, dedicação e liderança do Marechal Emílio Luís Mallet, um ícone que deixou um grande legado na história brasileira.

Reconstituição Histórica: A Batalha de Tuiuti

A cerimônia relembrou os mais importantes momentos da trajetória do Barão de Itapevi, destacando a participação em batalhas da Guerra da Cisplatina, da Revolução Farroupilha e da Guerra da Tríplice Aliança. Este último conflito é particularmente notório por ter sido palco de um dos mais sangrentos confrontos da história, a Batalha de Tuiuti, liderada por Mallet. Uma representação simbólica desta batalha foi realizada por uma fração do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, que desfilou a passos lentos em homenagem aos soldados conhecidos como “Os Bois de Botas”.

O Brinde do Copo d’Água e a Espada de Gala

Preservando a tradição, um brinde do copo d’água foi realizado, um gesto simbólico praticado por Mallet para unir a tropa. Posteriormente, a espada de gala que pertenceu ao Marechal foi conduzida até o mausoléu onde estão depositados os restos mortais de sua esposa, Ana Joaquina Castorina de Medeiros Mallet. Este foi seguido pela deposição de uma corbélia de flores no sepulcro de Mallet pelo Comandante do Exército, General Tomás.

Artiheiros do Passado e do Presente: Encontro de Gerações

Na sequência, um desfile de blindados demonstrou a modernização do M109 A + BR, com o Sistema Digitalizado de Artilharia De Campanha (Sisdac). Para encerrar a cerimônia, ocorreu o encontro simbólico do artilheiro do passado com o do presente, com a mensagem ressaltando a importância da preservação dos valores e raízes dos artilheiros, sempre preparados para novos desafios com rapidez e precisão.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).