O uso da Linguística para a detecção de criminosos se tornou popular com o caso Ted Kaczynski, mais conhecido como o Unabomber, o terrorista americano que, entre 1978 e 1995, matou 3 pessoas e feriu dezenas com ataques a bomba. Naquela que é considerada a mais longa e cara investigação do FBI, coube ao agente James Fitzgerald o uso da Linguística para a identificação do criminoso. O caso levanta uma série de questões: O que é a Linguística Forense? Como ela pode ser utilizada na investigação criminal? Como trabalha o analista linguístico?

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

É o que visa trazer ao leitor este Manual Básico de Linguística Forense. Com uma linguagem acessível, Leonardo Vichi percorre as teorias linguísticas e os métodos empregados para a detecção de autoria, criação de perfis, tratamento de evidências linguísticas, técnicas de análise do discurso, entre outros, para apresentar ao leitor o uso da Linguística como Ciência Forense.

Em sua parte final, o leitor acompanhará o estudo de um caso real e verá a construção do perfil linguístico de um assassino em série brasileiro que comoveu a opinião pública.

Leonardo Vichi é Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ), Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ) e Bacharel em Letras Vernáculas – Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CLA-UFRJ). Leciona Linguística Forense em cursos de pós-graduação e conduz pesquisas nas linhas Discurso e Poder, Sociedade e Poder, Comunicação Estratégica no Ciberespaço e Guerra Cibernética.

Título: Manual Básico de Linguística Forense
AutorLeonardo Vichi 
Páginas: 36p
Gênero: Ciências Forenses
Formato:  10×15 cm
Edição: 1ª edição
Ano: 2020
Idioma: Português – Brasil
ISBN: 978-65-87497-01-3

Compre o livro clicando aqui ou na imagem abaixo

linguistica forense

Assuntos abordados no livro

Introdução

O que é Discurso?

O que é Análise do Discurso?

O que é Linguística Forense?

Como trabalham o Linguista Forense e o Analista do Discurso?

Parte 1 — Aspectos Teóricos da Análise do Discurso e da Linguística Forense

A Linguística Aplicada

As vertentes da Análise do Discurso

Poder, Sociedade e a Linguagem

Os Fundamentos da Linguística Forense

As Dimensões da Linguística Forense

Parte 2 — O Método na Análise do Discurso e da investigação em Linguística Forense

O Emprego da Análise do Discurso

O Processamento de Evidências Linguísticas

Corpus Investigativo: Suportes e Gêneros Textuais

As Ferramentas do Linguista Forense

Limites do emprego da Linguística Forense

Perfilamento linguístico básico

Parte 3 — A Linguística Forense na Prática — Estudo de uma carta de um Assassino em Série

Análise de cenário

Análise das evidências

A busca e a identificação de pistas

Mapeamento de indícios

A criação do perfil

Identificação do Assassino em Série

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).