O Comando Conjunto Leste (C Cj L), por meio da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), empregou, no dia 18 de fevereiro de 2022, militares do 5º Grupamento de Engenharia (5º Gpt E) para a desobstrução das vias de ligação entre os bairros Alto da Serra a Sargento Boening, na cidade de Petrópolis.

Utilizando viaturas retroescavadeira, caçamba e carregadeira, a equipe de militares especializados retirou grande parte da lama, troncos e vegetação do local. Também foram empregados equipamentos de engenharia como motosserras e material de sapa.

Operação Petrópolis

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Ministério da Defesa (MD), por intermédio do Comando Conjunto Leste (C Cj L), está apoiando o município de Petrópolis, atingido por fortes chuvas, desde o dia 16 de fevereiro de 2022, com o emprego de tropas, viaturas e equipamentos especializados.

Junto à Defesa Civil, estão sendo empregados equipamentos da Engenharia do Exército para desobstrução de vias e viaturas 5 Ton (caminhões) para transporte. Ambulâncias e equipes de primeiros socorros já se encontram em condições de ampliar o apoio na região a partir do 32º BIL Mth, que também cedeu seu espaço físico para zona de pouso de helicópteros empregados na operação.

Fonte: 4ª Bda Inf L Mth

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).