“O Valor do Mar” revela a importância do oceano para os brasileiros em todas as suas dimensões e propõe uma reflexão sobre a necessidade do país ter um projeto de desenvolvimento sustentável dos recursos do mar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em 248 páginas, com dezenas de quadros, tabelas, mapas e fotos, com textos de jornalistas e especialistas do Brasil e do exterior, a obra retrata a situação atual de nosso mar em atividades como portos e logística, transportes, indústria naval, energia, petróleo e gás, pesca e aquicultura, biotecnologia e meio ambiente por rigoroso levantamento jornalístico. Mas vai além e evidencia a relevância do mar (e dos rios) na cultura brasileira presente na música, artes, folclore, literatura e religiosidade e destaca a presença na culinária regional, turismo, esportes e em nosso quotidiano.

A primeira edição do “O valor do mar” foi tema de Aula Magna da Coppe-UFRJ; de um Colóquio Técnico na Escola de Guerra Naval (EGN) e de um debate na Fundação Fernando Henrique Cardoso. Foi também tema de uma exposição por 90 dias no Metrô de São Paulo e lançado em Lisboa, a convite da PwC Portugal, em parceria com a Editora Náutica Nacional (ENN).

O livro foi apresentado na Semana do Mar 2019 em São Paulo, no seminário “Portugal Inova” da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, no Rio de Janeiro e em São Paulo e em evento de entrega dos prêmios aos melhores casos de Sustentabilidade Corporativa do Brasil.

A convite da Marinha do Brasil e com o apoio de organizações como a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) e Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP) fizemos uma revisão e atualização da obra que você tem em suas mãos e que certamente vaqi repetir sua trajetória de sucesso.

A partir desta data, os livros estarão disponíveis nas lojas físicas do Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto e Lisboa, além da loja online no endereço www.travessa.com.br.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).