José Mucio diz que indústria de defesa gera emprego em curto espaço de tempo

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, ressaltou o potencial das indústrias de defesa para a geração de emprego e renda e consequente crescimento econômico do País. “Os senhores geram emprego, pagam salários, estimulam consumo e pagam impostos. Na indústria de defesa, há geração de emprego em curto espaço de tempo”, destacou o Ministro em discurso a representantes da Base Industrial de Defesa (BID), realizado na quarta-feira (12/04), ao ser condecorado com o Prêmio Mursa 2023. Atualmente, o setor é responsável por cerca de 5% do PIB e gera, aproximadamente, 2,9 milhões de empregos.
A honraria é concedida pelo Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) para distinguir personalidades que contribuem para o fortalecimento da indústria de Defesa e Segurança do Brasil. O prêmio foi entregue pelo Presidente do SIMDE, Carlos Erane de Aguiar.
Prêmio Mursa 2023 – O prêmio foi criado em 2017, em memória do General Joaquim de Sousa Mursa, um dos pioneiros da indústria siderúrgica e de defesa nacional. À época Coronel, o militar foi responsável pela Fazenda Ipanema, que, durante a Guerra do Paraguai, funcionou como fábrica da canhões e armas longas que equiparam o Exército Brasileiro. A fazenda é, por isso, considerada o berço da indústria de Defesa e Segurança do Brasil.
Compareceram à cerimônia o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Secretário-Geral do MD, Luiz Henrique Pochyly da Costa; e o Secretário de Produtos de Defesa do MD, Rui Chagas Mesquita; entre outras autoridades civis e militares.
Por Liz Nunes
Fotos: Hamilton Garcia
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395