Recife (PE) – Inaugurando as atividades de seu Núcleo de Estudos Estratégicos, o Comando Militar do Nordeste conduzirá, em parceria com a Fecomércio PE, a FIEPE, o Grupo Moura e a CHESF, o I Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação (I ERENEEI), dias 29 e 30 de março, no Centro de Turismo e Lazer Sesc Guadalupe.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O principal objetivo dessa iniciativa é contribuir para a construção de parcerias de longo prazo entre instituições de Governo, da Academia e do Setor Produtivo, prioritariamente, no âmbito da Região Nordeste, promovendo: a integração; a inovação; o planejamento estratégico; o fortalecimento da Defesa Nacional; e o desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Durante os dois dias de atividades serão realizadas conferências e mesas temáticas com renomados pesquisadores e representantes dos setores produtivo e de governo sobre mudanças climáticas, fronteiras tecnológicas, inovação aberta, geopolítica, segurança internacional, energia do futuro, indústria 4.0 e de defesa, segurança cibernética, agenda ESG (do inglês Environmental, Social, and corporate Governance), economia criativa e sustentabilidade.

Vale a pena uma visita ao site do evento: www.redenordeste.org

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).