O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, recebeu uma visita ilustre que promete marcar um novo capítulo na história da educação aeroespacial brasileira. Liderados pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, um grupo de autoridades, incluindo os Ministros da Defesa e da Educação, se reuniu para discutir o futuro do ITA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Interagindo com o Futuro da Aviação

231003 Visita MD ME CA ao Ita 1T Daniela Camargos 5 scaled

A visita começou com uma calorosa recepção no prédio de Ciências Fundamentais do ITA. Após as palavras iniciais, uma palestra institucional foi ministrada, destacando a importância do ITA no cenário nacional e internacional. Mas o ponto alto foi a interação com os estudantes, que demonstraram grande entusiasmo com a futura implantação do campus Fortaleza. A expansão recente do alojamento dos alunos e a visita ao Centro de Competência em Manufatura (CCM) também foram destaques, mostrando o compromisso da instituição com a inovação e a excelência.

ITA Campus Fortaleza: Um Novo Capítulo

A reunião estratégica revelou planos ambiciosos para o ITA Campus Fortaleza. O Comandante da Aeronáutica ressaltou a importância dos dois primeiros anos de estudo em São José dos Campos, que servem como alicerce para a formação dos alunos. No entanto, após esse período, os estudantes poderão optar por continuar em São José dos Campos ou seguir para Fortaleza, onde novos cursos, como engenharia de sistemas, engenharia da energia e bioengenharia, serão oferecidos. O Governador do Estado do Ceará e o Ministro da Educação expressaram seu entusiasmo e apoio ao projeto, vendo nele uma oportunidade de avanço para a região e para o país.

ITA: Um Legado de Excelência

231003 Visita MD ME CA ao Ita 1T Daniela Camargos 35 scaled

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é mais do que uma instituição de ensino; é um símbolo de excelência e inovação no Brasil. Ligado ao Comando da Aeronáutica, o ITA tem se destacado desde sua criação em 1950, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação em engenharia, sempre com foco na área aeroespacial. A visita das autoridades reforça o compromisso do país com a educação de qualidade e a inovação, e o ITA, com sua expansão e novos projetos, promete continuar sendo um farol de conhecimento e desenvolvimento para o Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).