Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
No dia 7 de maio, representantes da Marinha do Brasil e da Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem (ABAC) reuniram-se no Rio de Janeiro para discutir o futuro do transporte marítimo frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela dependência do modal rodoviário no Brasil. O encontro contou também com a presença de executivos dos setores de logística e transporte marítimo, destacando-se como um marco importante para o setor aquaviário nacional.
Crescimento e Desafios
Em 2023, o setor aquaviário brasileiro movimentou impressionantes 1,3 bilhão de toneladas, marcando um aumento de 6,9% em relação ao ano anterior. Esse crescimento foi liderado principalmente pelo escoamento de granéis sólidos vegetais. No entanto, a performance do setor poderia ser ainda melhor se não fosse o prolongado período de estiagem na região hidrográfica amazônica, que destacou a vulnerabilidade do setor às variações climáticas.
Objetivos da Reunião

As discussões no encontro visaram identificar estratégias que contribuam para o desenvolvimento e sustentabilidade do transporte marítimo, com ênfase na Marinha Mercante e na cabotagem. “A Marinha Mercante e a cabotagem são essenciais para o desenvolvimento econômico do Brasil e o estímulo ao comércio interno”, afirmou o Almirante de Esquadra Sílvio Luís dos Santos, Diretor-Geral de Navegação da Marinha.
Compromisso com a Sustentabilidade
Os participantes reafirmaram o compromisso de continuar investindo em inovação, formação profissional e infraestrutura adequada. O objetivo é assegurar que a “economia azul” do Brasil possa enfrentar os desafios atuais e futuros, promovendo um setor marítimo mais resiliente e adaptado às necessidades ambientais e econômicas.
Futuro
Ao final do encontro, foi enfatizada a importância da colaboração entre a iniciativa privada e a Autoridade Marítima para fortalecer os setores de navegação nacional. “As discussões ressaltaram a importância de continuar investindo em inovação, formação profissional e infraestrutura, para garantir que a nossa economia azul enfrente os desafios atuais e futuros, gerando benefícios para toda a sociedade”, concluiu o Almirante Sílvio.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395