O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), renomada instituição da Força Aérea Brasileira, e a Universidade Estadual de Utah, situada nos Estados Unidos, assinaram, no dia 12 de maio, um acordo de cooperação acadêmica para duplo diploma de Doutorado. Tal parceria representa um marco histórico para o ITA, que pela primeira vez estabelece uma colaboração desse tipo nos Estados Unidos a nível de doutorado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fortalecimento da pesquisa aeroespacial e a internacionalização do conhecimento

Dupla Diploma EUA 3

Esta aliança estratégica entre as duas instituições de ensino superior envolverá projetos desenvolvidos pelo Centro Espacial ITA (CEI) em colaboração com a NASA, a Agência Espacial Americana. O acordo representa um grande passo para o avanço das pesquisas no setor aeroespacial e na internacionalização do conhecimento. A Pró-Reitora do ITA, Professora Doutora Emília Villani, ressaltou a relação já estabelecida entre as instituições e mencionou projetos conjuntos de satélites que já foram realizados, como o SPORT, lançado ao espaço em novembro de 2022.

Estudantes brasileiros e americanos beneficiados

Com a assinatura deste acordo, os estudantes americanos e brasileiros que participarem do programa conjunto de doutorado terão seus diplomas expedidos tanto pelo ITA quanto pela Universidade Estadual de Utah. Trata-se de uma oportunidade única para os estudantes dessas instituições terem acesso a uma formação de alto nível e reconhecida internacionalmente em suas respectivas áreas de estudo.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).