Assessores Interamericanos na Colômbia participam da capacitação dos militares brasileiros que atuarão em missões de desminagem humanitária.

Bogotá (Colômbia) No dia 1º de setembro, os militares brasileiros que compõem o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas participaram da capacitação de militares brasileiros que atuarão em missões de desminagem humanitária.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

2e8bc768 87f9 4202 b599 126072233aeb
Assessores Interamericanos na Colômbia participam da capacitação dos militares brasileiros que atuarão em missões de desminagem humanitária.

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) é responsável pela condução do curso de Ações Contra Minas para militares que serão empregados em missões de desminagem humanitária. Os Assessores Interamericanos do GATI-CO foram convidados a participarem da capacitação desses militares de forma virtual.

7cf2e4be 0ed1 49f7 ac41 b751b5ea03ad

O evento possibilitou aos integrantes do GATI-CO transmitir os conhecimentos adquiridos na missão, apresentar as ações executadas pelo grupo e difundir as lições aprendidas com os militares colombianos, que há anos enfrentam o problema das minas antipessoais e executam missões de desminagem humanitária em todo o país.

A apresentação das missões realizadas pelos Assessores Interamericanos brasileiros na Colômbia contribuiu para a capacitação dos participantes do curso de Ação Contra Minas, que brevemente serão empregados em missões de desminagem pelo mundo.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).