No dia 5 de dezembro de 2023, o Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAEx) organizou uma visita institucional à Universidade Petrobras, no Rio de Janeiro. O objetivo principal desta visita foi explorar as instalações do Laboratório de Tecnologia e Inovação da Petrobras, uma oportunidade valiosa para os integrantes do CPAEx aprofundarem seu conhecimento nas mais recentes práticas de inovação e tecnologia.

Foco em Desenvolvimento de Soft Skills e Liderança

Snapinsta.app 408276332 803783281758646 2982069529138902831 n 1080

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A visita teve um foco particular no Programa de Desenvolvimento de Soft Skills e no Programa de Desenvolvimento de Liderança da Petrobras. Esses programas são essenciais para entender como a maior empresa multinacional brasileira capacita seus líderes e desenvolve as habilidades interpessoais de sua equipe. Para os integrantes do CPAEx, foi uma chance única de ganhar insights sobre as práticas de liderança e desenvolvimento pessoal aplicadas em uma grande corporação.

Experiência Enriquecedora para o Laboratório de Psicologia Militar

Os membros do Laboratório de Psicologia Militar do CPAEx, através desta visita, tiveram a oportunidade de vivenciar práticas e experiências que podem ser aplicadas no desenvolvimento de projetos e na gestão de pessoas no contexto militar. Esta experiência permitiu uma troca de conhecimentos e a possibilidade de aplicar aprendizados inovadores no âmbito das Forças Armadas.

Importância da Visita para o CPAEx

Esta visita institucional representa um esforço do CPAEx em manter-se atualizado com as práticas contemporâneas de gestão e liderança. A interação com a Universidade Petrobras possibilitou uma visão ampliada das estratégias de capacitação e desenvolvimento de talentos, que são cruciais para o sucesso tanto no setor militar quanto no corporativo.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).