Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Major CUNHA, instrutor do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), participou, como aluno, do curso de treinamento de instrutores (Training of Trainers – ToT) na Índia, de 06 a 24 de novembro de 2023. O curso foi centrado no Módulo de Treinamento Pré-Desdobramento (Core Pre-Deployment Training Materials – CPTM) das Nações Unidas, realizado no Manekeshall Centre.
Objetivos do Curso
O curso visou preparar instrutores para conduzir negociações em áreas de conflito, executar tarefas de observação, monitoramento e elaboração de relatórios, particularmente sobre violações de tratados de cessar-fogo. Os participantes também foram treinados em segurança e logística de contingentes, bem como em escolta e proteção de comboios.
Diversidade e Alcance Global
Sob a coordenação do Centre for United Nations Peacekeeping (CUNPK), o curso teve a participação de 31 alunos, incluindo militares e civis pós-graduandos de diversos países como Bangladesh, Brasil, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Chade, Egito, El Salvador, Fiji, Gana, Índia, Malawi, Mongólia, Nepal, Quênia, Sri Lanka e Tanzânia. Esta diversidade proporcionou uma rica troca de experiências e conhecimentos.
Impacto e Aplicabilidade do Treinamento
A participação do Major CUNHA neste curso internacional não só amplia seu conhecimento e habilidades em operações de paz, mas também capacita o CCOPAB a replicar e disseminar esses conhecimentos em treinamentos futuros no Brasil, fortalecendo a preparação e eficiência de futuras missões de paz.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395