O Major CUNHA, instrutor do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), participou, como aluno, do curso de treinamento de instrutores (Training of Trainers – ToT) na Índia, de 06 a 24 de novembro de 2023. O curso foi centrado no Módulo de Treinamento Pré-Desdobramento (Core Pre-Deployment Training Materials – CPTM) das Nações Unidas, realizado no Manekeshall Centre.

Objetivos do Curso

Snapinsta.app 407900108 18002969771253031 5502737043328115414 n 1080

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O curso visou preparar instrutores para conduzir negociações em áreas de conflito, executar tarefas de observação, monitoramento e elaboração de relatórios, particularmente sobre violações de tratados de cessar-fogo. Os participantes também foram treinados em segurança e logística de contingentes, bem como em escolta e proteção de comboios.

Diversidade e Alcance Global

Sob a coordenação do Centre for United Nations Peacekeeping (CUNPK), o curso teve a participação de 31 alunos, incluindo militares e civis pós-graduandos de diversos países como Bangladesh, Brasil, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Chade, Egito, El Salvador, Fiji, Gana, Índia, Malawi, Mongólia, Nepal, Quênia, Sri Lanka e Tanzânia. Esta diversidade proporcionou uma rica troca de experiências e conhecimentos.

Impacto e Aplicabilidade do Treinamento

A participação do Major CUNHA neste curso internacional não só amplia seu conhecimento e habilidades em operações de paz, mas também capacita o CCOPAB a replicar e disseminar esses conhecimentos em treinamentos futuros no Brasil, fortalecendo a preparação e eficiência de futuras missões de paz.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).