Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
No dia 27 de janeiro, foi realizada uma reunião entre o Diretor do Instituto Naval de Pós-Graduação (INPG) e o Diretor da COPPE-UFRJ, Professor Romildo Toledo, com o objetivo de dar início às negociações para o estabelecimento de uma parceria que possibilite a capacitação de pessoal da Marinha do Brasil (MB) junto à COPPE.
Foram apresentados um breve histórico do INPG e os objetivos almejados por meio das parcerias que estão sendo vislumbradas. O Diretor da COPPE-UFRJ expôs as inúmeras áreas de conhecimento que são desenvolvidas nos cursos de graduação da UFRJ, mas sobretudo aquelas que são objeto de pesquisa nos cursos de pós-graduação. Entre alguns dos projetos em desenvolvimento elencados estão estudos de inteligência artificial voltada para o mar e para a zona costeira; experimentos com simulação computadorizada de condições de vento e ondas em tanque oceânico; e estudos com foco na questão ambiental, que possibilitam o monitoramento e a atuação em situações emergenciais de vazamentos e contaminações.
Ao final da reunião, o Diretor do INPG comentou que as pesquisas desenvolvidas pela COPPE-UFRJ possuem elevado potencial para contribuir com a capacitação dos componentes da MB. Um dos pontos que exemplificam a convergência de interesses entre as instituições é a possibilidade de cooperação na capacitação de pessoal nas atividades relacionadas ao Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), que abrangem aspectos de defesa, econômicos, ambientais, entre outros. Destacou ainda a importância de se estabelecer uma concentração de esforços no INPG para o diálogo entre as Instituições de Ensino Superior e as diversas organizações militares da MB que possuem interesse em capacitar seu pessoal. “A Marinha possui diversas iniciativas no sentido da aproximação com a academia. O INPG irá se debruçar sobre a melhor maneira de unificar e institucionalizar a interlocução com essas instituições de ensino […], não tendo apenas a Marinha como cliente, mas almejando produzir conhecimento que possa ser utilizado pela sociedade como um todo, gerando benefícios para todo o País […]”, afirmou o Diretor do INPG.
A aproximação com a COPPE-UFRJ e com outras Instituições de Ensino Superior faz parte do esforço da Marinha em acompanhar o avanço exponencial das tecnologias e do conhecimento em áreas estratégicas para sua atuação. Desde a ativação do Núcleo de Implantação do INPG, foram realizadas reuniões e videoconferências com representantes de renomadas Instituições no Brasil e no exterior, como a FGV, a COPPEAD/UFRJ, a Petrobras, a ESPM, a PUC-RJ, o CEFET, além do Naval Postgraduate School, dos Estados Unidos, e o King´s College London, da Inglaterra.
Fonte: Marinha do Brasil
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395