Instituto Naval de Pós-Graduação realiza reunião com a COPPE-UFRJ

blank
Reunião com a COPPE-UFRJ inicia diálogo para capacitação de pessoal da Marinha do Brasil

No dia 27 de janeiro, foi realizada uma reunião entre o Diretor do Instituto Naval de Pós-Graduação (INPG) e o Diretor da COPPE-UFRJ, Professor Romildo Toledo, com o objetivo de dar início às negociações para o estabelecimento de uma parceria que possibilite a capacitação de pessoal da Marinha do Brasil (MB) junto à COPPE.

Foram apresentados um breve histórico do INPG e os objetivos almejados por meio das parcerias que estão sendo vislumbradas. O Diretor da COPPE-UFRJ expôs as inúmeras áreas de conhecimento que são desenvolvidas nos cursos de graduação da UFRJ, mas sobretudo aquelas que são objeto de pesquisa nos cursos de pós-graduação. Entre alguns dos projetos em desenvolvimento elencados estão estudos de inteligência artificial voltada para o mar e para a zona costeira; experimentos com simulação computadorizada de condições de vento e ondas em tanque oceânico; e estudos com foco na questão ambiental, que possibilitam o monitoramento e a atuação em situações emergenciais de vazamentos e contaminações.

Ao final da reunião, o Diretor do INPG comentou que as pesquisas desenvolvidas pela COPPE-UFRJ possuem elevado potencial para contribuir com a capacitação dos componentes da MB. Um dos pontos que exemplificam a convergência de interesses entre as instituições é a possibilidade de cooperação na capacitação de pessoal nas atividades relacionadas ao Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), que abrangem aspectos de defesa, econômicos, ambientais, entre outros. Destacou ainda a importância de se estabelecer uma concentração de esforços no INPG para o diálogo entre as Instituições de Ensino Superior e as diversas organizações militares da MB que possuem interesse em capacitar seu pessoal. “A Marinha possui diversas iniciativas no sentido da aproximação com a academia. O INPG irá se debruçar sobre a melhor maneira de unificar e institucionalizar a interlocução com essas instituições de ensino […], não tendo apenas a Marinha como cliente, mas almejando produzir conhecimento que possa ser utilizado pela sociedade como um todo, gerando benefícios para todo o País […]”, afirmou o Diretor do INPG.

A aproximação com a COPPE-UFRJ e com outras Instituições de Ensino Superior faz parte do esforço da Marinha em acompanhar o avanço exponencial das tecnologias e do conhecimento em áreas estratégicas para sua atuação. Desde a ativação do Núcleo de Implantação do INPG, foram realizadas reuniões e videoconferências com representantes de renomadas Instituições no Brasil e no exterior, como a FGV, a COPPEAD/UFRJ, a Petrobras, a ESPM, a PUC-RJ, o CEFET, além do Naval Postgraduate School, dos Estados Unidos, e o King´s College London, da Inglaterra.

Fonte: Marinha do Brasil

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui