Escoteiros recebem instrução sobre comunicações por bandeiras

A Agência da Capitania dos Portos em Camocim deu início, no dia 10 de junho, a uma série de atividades educativas em comemoração ao Dia da Marinha. O grupo beneficiado foi o 40º Grupo de Escoteiros do Mar (GEMAR) Almirante Henrique Sabóia, cujos integrantes tiveram uma experiência enriquecedora e informativa. Estas ações ressaltam a relevância da Mentalidade Marítima no desenvolvimento dos jovens, além de fortalecer os laços entre a Marinha e a comunidade local.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Instrução Marítima de Maneira Lúdica

As atividades, iniciadas com um cerimonial à Bandeira Nacional, foram projetadas para serem lúdicas e ilustrativas. O objetivo era transmitir aos jovens conhecimentos essenciais de navegação, equipamentos de salvatagem e comunicações por bandeiras. Além disso, foi apresentada a história da Batalha Naval do Riachuelo, proporcionando aos jovens uma compreensão mais profunda dos eventos históricos marítimos que moldaram o Brasil.

Celebração Dupla

As instruções, realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Acaraú, tiveram um significado duplo. Além de celebrar o Dia da Marinha, os militares da Agência da Capitania dos Portos em Camocim comemoraram o aniversário da modalidade do Mar dos Escoteiros do Brasil. A data, 11 de junho, coincide com o Dia da Marinha, proporcionando uma oportunidade única para celebrar e aprender sobre a importância da cultura marítima.

Aproximando a Marinha e a Comunidade

Iniciativas como essa demonstram o compromisso da Marinha em promover a Mentalidade Marítima entre os jovens e estreitar a relação com a comunidade. Ao proporcionar aos escoteiros do Mar uma experiência prática e educativa, a Marinha enriquece sua missão de formar cidadãos conscientes da importância do mar para o Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).