O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da Força Aérea Brasileira (FAB) marcou sua presença na 25ª edição da Global MilSatCom, realizada de 06 a 10 de novembro em Londres, Inglaterra. Representada pelo Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, a FAB compartilhou seu conhecimento e experiência no campo de comunicações militares por satélite com representantes de 45 países.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivos e Temáticas da Conferência

A Global MilSatCom, organizada pela SAE Media Group Conferences, é considerada a principal conferência mundial para o mercado militar de comunicações por satélite. O evento propiciou um ambiente para a troca de informações e colaboração em tópicos tecnológicos cruciais, incluindo o espaço militar e o avanço da tecnologia de comunicações por satélite.

Contribuição do Brasil para o Espaço Militar

Na conferência, o Diretor do IAE destacou o Programa Espacial Brasileiro e o avanço da capacidade do Brasil no espaço. Ele enfocou a avaliação dos veículos de lançamento atuais e os desenvolvimentos planejados, ressaltando a infraestrutura espacial no Brasil, com ênfase no Centro Espacial de Alcântara (CEA) e suas capacidades de lançamento.

Apresentações sobre Capacidade SATCOM e SGDC

1 iae

O evento também incluiu apresentações sobre a capacidade e o planejamento SATCOM (comunicações via satélite), destacando os Satélites de Comunicação Geoestacionário Brasileiro (SGDC) 1 e 2. Esses satélites são fundamentais para o avanço das comunicações e da segurança nacional.

Fortalecendo a Presença do Brasil no Espaço

A participação da FAB na Global MilSatCom reforça o compromisso do Brasil com a inovação e o avanço tecnológico no setor espacial. A troca de conhecimentos e experiências com outros países posiciona o Brasil como um participante ativo no cenário internacional de tecnologia espacial e comunicações militares.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).